A Voz das Camaradas (English Version)

The Heart is Present (O Coração está Presente) é uma série de performances apresentadas no espaço público desde 14.02.2014 até ao presente por Regina Frank. São intervenções públicas de caráter político ou ambiental.
"A Voz das Camaradas”, a 25 de Abril de 2017,  é o início de uma série de performances que Regina Frank (52) desenvolve em colaboração com outros artistas com base no seu trabalho anterior.
Com Matilde Real (21), desenvolveu o conceito a partir do jornal clandestino "A Voz das Camaradas", a voz da resistência dos anos 50-70 em Portugal. O jornal pretendia despertar uma consciência política nas mulheres, muitas das quais acompanhavam os seus maridos na luta pela liberdade. Presta homenagem às gerações anteriores que tiveram de lutar pelos mais básicos dos direitos e que muito sofreram como consequência do seu envolvimento político.A performance conta com três gerações de mulheres a caminhar num vestido com 5 saídas de tamanhos diferentes. A mais jovem no vestido é Sofia Barreira (9) que caminha para homenagear o seu avô que foi preso durante mais de 5 anos por causa das suas atividades revolucionárias durante o regime fascista de Salazar. A geração seguinte tem 21 anos (3x7): Matilde Real, Beatriz Muralha, Mariana Lima, Catarina Rodrigues. 
O jornal "A Voz das Camaradas" foi escrito por mulheres, algumas das quais mal sabiam ler e escrever, dando ênfase à parte fundamental que as mulheres desempenhavam em segredo durante a ditadura. Eram convidavas a escrever mulheres de todas as origens, para contar as suas experiências num regime opressor. As artistas vestem a consciência de que qualquer tipo de liberdade não deve ser tomado como garantido pelas gerações mais jovens. (ler mais)



e